marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Discurso Sr. Minoru Harada
há 3 meses

Soka Gakkai, a “fortaleza do bem”

Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 9ª Reunião de Líderes, comemorando os 95 anos da organização, e realizada em conjunto com a Convenção da Soka Gakkai Internacional (SGI), no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 16 de novembro de 2025.

Minoru Harada

04/12/2025

Soka Gakkai, a “fortaleza do bem”

Participantes da 9a Reunião de Líderes da organização, entre eles, representantes de 75 países e territórios (16 nov. 2025). Foto: Seikyo Press

Minhas sinceras felicitações pela realização da 9ª Reunião de Líderes que celebra o 95º aniversário de fundação da Soka Gakkai.

No dia de hoje, estão participando 270 líderes do kosen-rufu mundial de 75 países e territórios que vieram ao Japão para o Curso de Aprimoramento de Outono da SGI.

Sejam muito bem-vindos de tão longe!

Vamos recebê-los com intensa salva de palmas.

Certa vez, citando uma passagem do Sutra do Lótus que menciona a figura do bodisatva Som Místico com abundante boa sorte como benefício de ter feito oferecimentos a incontáveis budas, Ikeda sensei orientou:

Toda sensei dizia: “Devem-se obter centenas de milhões de boa sorte. Devem-se extrair centenas de milhões de boa sorte. Para tanto, deve-se realizar o kosen-rufu. Apresse-se em se juntar à legião do kosen-rufu. Apresse-se em se juntar corajosamente para a realização do shakubuku. Se não o fizer assim, você sairá perdendo”. Você próprio se tornará eternamente a “entidade da felicidade” e o “Buda”. Determine, de uma vez por todas, que a luta nesta existência será para isso. É o que Daishonin afirma. E é também o brado de Toda sensei.

Como descendentes diretos do buda Nichiren Daishonin e descendentes diretos dos Três Mestres Soka, desejamos avançar eternamente com base no kosen-rufu e no shakubuku.

Por quê?

Porque esse é o único caminho direto rumo à paz mundial e, ao mesmo tempo, o caminho direto para construir a própria condição de felicidade indestrutível. Aqui se encontram o grande objetivo da Soka Gakkai e o significado de sua existência. Gostaria de confirmarmos juntos esse ponto mais uma vez.

Às vésperas da cerimônia de um ano do falecimento de Toda sensei, Ikeda sensei registrou em seu diário, no dia 24 de fevereiro de 1959:

Sinto claramente que, desde a morte do presidente Toda, o pilar de sustentação espiritual dos líderes vem enfraquecendo. Somente conseguiremos realizar o kosen-rufu se a nossa família Soka for para nossos membros a organização mais calorosa e sólida.1

Imagino que tenha sido por causa desse aguçado senso de perigo. Na época, Ikeda sensei reuniu, de todo o Japão, mais de 160 fitas com gravações de palestras e explanações de Toda sensei e as compilou em forma de discos.

Antes da publicação do primeiro número, Ikeda sensei escreveu em seu diário: “Terminei de fazer os registros fonográficos das explanações e dos discursos do presidente Toda. Estou muito feliz! Estou saldando minha dívida de gratidão!”.2

Além disso, entre o primeiro ano do falecimento e a terceira cerimônia (dois anos) em memória de Toda sensei, Ikeda sensei se responsabilizou pelas reuniões de orientação, de líderes, de estudo do Gosho e outras, em todo o Japão, transmitindo aos membros que herdassem o espírito de Toda sensei. Somente contabilizando as atividades principais, foram mais de cinquenta reuniões.

Não é exagero dizer que, por ter ocorrido essa luta de Ikeda sensei, existe a Soka Gakkai de hoje. Enquanto desenvolvia uma “luta feroz contra o limite da própria existência” para “liderar eternamente o kosen-rufu conforme o princípio de imortalidade pregado na Lei Mística”, Ikeda sensei escreveu e nos deixou os romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, entre outros.

E, ainda, nos seus últimos anos de vida, ele confiou tudo a nós, discípulos, treinando-nos para os dias atuais.

Ao pensar nesse coração de Ikeda sensei, só consigo imaginar quanto ele deve estar feliz no Pico da Águia, observando nosso aspecto de percorrer em prol do kosen-rufu mundial, de forma dedicada e vigorosa, como se o mundo fosse pequeno, herdando solenemente o espírito de Ikeda sensei.

O próximo ano, 2026, será o “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”. Com a decisão de “realizar resolutamente a transformação do destino da humanidade”, conforme confiado por Ikeda sensei, gostaria de promover bravamente um vibrante desenvolvimento, cada qual em seu palco da missão.

Além disso, tal como sensei escreveu, desejo construir uma “organização mais calorosa e sólida” para nossos membros, criando uma família Soka unida e uma família Gakkai harmoniosa.

Os senhores concordam?

Ikeda sensei nos orientou:

Se esta sublime Soka Gakkai estiver sólida, tudo estará sólido. O kosen-rufu avançará. A paz avançará. A cultura avançará. A educação avançará. O humanismo expandirá. A cidadania global expandirá. Os males da nação poderão ser superados. Por isso, gostaria de prometer, mutuamente, desenvolver e proteger ainda mais a Soka Gakkai, a “fortaleza do bem” criada por Makiguchi sensei.
Nos escritos de Nichiren Dai-shonin consta: “Uma pessoa de verdadeira sabedoria não é aquela que conduz a prática budista isolada do mundo, mas que compreende perfeitamente os princípios que o regem”.3

De acordo com essa passagem, o fato de cada pessoa que abraça a Lei Mística se tornar uma pessoa sábia, a brilhar como “alguém indispensável” na sociedade, na comunidade local, na família, como também nas mais variadas áreas da política, da economia e da cultura, é uma prova concreta do kosen-rufu e de sua expansão.

Chegamos à metade do período decisivo de vitória ou derrota até 2030. Vamos, então, iniciar um novo avanço, prometendo mutuamente desenvolver ainda mais a Soka Gakkai, a “fortaleza do bem”, rumo ao centenário de fundação.

Todos concordam?

MINORU HARADA

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 514.

2. Ibidem, p. 519.

3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 391, 2017.

Compartilhe

Copy to clipboard