RD
Indica aí
há 18 horas
Plants vs. Zombies
Redação
23/10/2025

Classificação: Livre
Plants vs. Zombies é um jogo eletrônico de estratégia criado pela PopCap Games. Apesar de misturar ação, raciocínio e zumbis, ele é divertido, leve e acessível a todas as idades.
O objetivo é proteger a casa de uma invasão de zumbis usando plantas com habilidades especiais, como atirar, bloquear o caminho e gerar recursos. O jogador precisa planejar a posição e o tipo de planta para vencer os zumbis. Com o avanço do jogo, os inimigos ficam mais fortes e desafiadores.
O que a lei de causa e efeito tem a ver com este jogo?
O que você planta no jogo gera consequências no futuro, literalmente. Se escolhe bem suas sementes, consegue se proteger; se escolhe mal, sofre o impacto. É uma metáfora de “ações geram resultados”. O plantio do girassol, por exemplo, garante energia futura. Colocar uma planta no lugar certo é uma causa estratégica. O efeito aparece quando ela protege (ou não) seu jardim. Se você descuida ou faz escolhas precipitadas, o efeito é claro: os zumbis avançam.
No Plants vs Zombies, aprendemos o que é a lei de causa e efeito: aquilo que escolhemos plantar define o que vamos colher. Cada semente representa uma ação e cada defesa bem-posicionada garante um futuro mais seguro.
De forma semelhante, na vida, nossas escolhas de hoje geram os efeitos que enfrentaremos amanhã. Se plantamos com sabedoria, colhemos proteção e equilíbrio; se agimos sem pensar, enfrentamos dificuldades inevitáveis.
No Budismo Nichiren, a simultaneidade de causa e efeito significa que, no instante em que fazemos uma causa (seja por meio de uma ação, uma palavra, um pensamento ou uma oração), o efeito é determinado em nossa vida, mesmo que ele leve tempo para se manifestar de forma visível. As ações podem ter sido feitas nesta existência ou em existências passadas. Cada pessoa carrega um acúmulo de causas positivas e negativas dessas existências e, em algum momento, o efeito se manifesta.
Em uma de suas cartas, Nichiren Daishonin escreveu: “Se deseja saber que causas foram feitas no passado, observe os resultados que se manifestam no presente. E se deseja saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente”.1
O presidente Ikeda disse:
A lei de causa e efeito exposta no budismo serve como base fundamental das normas e da moral do ser humano. Mesmo que se tente enganar as pessoas ao agir de maneira ilícita ou cometer algum mal, jamais escapará dos efeitos dessa rigorosa lei. Por menor que seja a ação, maléfica ou benéfica, o efeito retornará imediatamente. Nichiren Daishonin ensina: “Onde há má causa, isso produzirá mau efeito; onde há boa causa, produzirá bom efeito”.2
Agora que você entendeu sobre a lei de causa e efeito, que tal experimentar o jogo e colocar em prática o que aprendeu?
Participe também
Caso você tenha alguma indicação de filme, música, série, livro ou outra atividade cultural que traga mensagens positivas ou esteja relacionada ao budismo, fique à vontade para nos enviar por e-mail (rdez@brseikyo.com.br) ou pelo Instagram (@revista_rdez).
Referências:
RDez, ed. 127, 7 jul. 2012, p. 8.
Brasil Seikyo, ed. 1.929, 1º mar. 2008, p. B1.
Notas:
1. RDez, ed. 127, 7 jul. 2012, p. 8.
2. Ikeda, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 29, p. 146, XXXX.
Compartilhe
