RD
Cantinhos do Brasil
há um mês
Você conhece Belém?
Descubra mais sobre este lugar incrível com Gabriela Viana, vice-responsável da Juventude Soka da RM Augusto Montenegro
Redação
10/11/2025

Belém, a capital do Pará e sede da COP30, é conhecida como “a metrópole da Amazônia”.
A cidade, que reúne construções coloniais, mercados tradicionais e uma gastronomia única, marcada pelo açaí, pelo tucupi e pelo jambu, recebeu forte influência indígena, africana e portuguesa, presente na música, nas festas populares e na culinária.
Relação com o Mestre
Em 11 de novembro de 1999, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, recebeu o título de cidadão honorário e Belém entrou para a história como a centésima cidade no mundo a homenageá-lo.
A cerimônia, realizada no Centro Turístico e Cultural Tancredo Neves, reuniu 1.100 pessoas, entre autoridades, membros da BSGI e convidados. O reconhecimento destacou os relevantes serviços de Ikeda sensei em prol da paz, cultura e educação e foi a primeira homenagem desse tipo feita por uma capital do Norte e Nordeste do Brasil.
Discursos de autoridades e intelectuais ressaltaram a importância de Ikeda sensei como líder humanista e pacifista, além da contribuição da Soka Gakkai para a promoção de valores essenciais à dignidade humana. Representado por Eduardo Taguchi, presidente da BSGI na época, Ikeda sensei enviou uma mensagem em que afirmava estar honrado em integrar a cidadania belenense. A cerimônia terminou em clima de celebração e esperança com apresentações de coral, banda e dança.
Geografia e cultura
- O clima de Belém é equatorial úmido, o que significa dizer que é quente o ano todo, com os termômetros marcando entre 25°C e 32°C, e a umidade é sempre alta. As chuvas são intensas, especialmente entre dezembro e maio, no chamado “inverno amazônico”.
- Além da área continental, Belém conta com 39 ilhas que, juntas, correspondem a 65% do território. Nesses locais, a principal atividade econômica é a coleta do açaí.
- Os paraenses consomem o açaí acompanhado de farinha, peixe frito, camarão ou carne seca.
Pontos turísticos
- Mercado Ver-o-Peso: ícone da cidade com peixes, comidas, ervas e artesanato típicos.
- Estação das Docas: complexo cultural e gastronômico à beira do rio.
- Mangal das Garças: parque ecológico com mirante, borboletário e a fauna amazônica.
- Forte do Presépio ou do Castelo): marco histórico da fundação da cidade.
- Museu Paraense Emílio Goeldi: dispõe de zoológico e jardim botânico voltados para a Amazônia.
- Ilha do Combu: passeio de barco para conhecer a natureza e o chocolate artesanal.
- Praça da República: é uma das praças mais tradicionais de Belém, com árvores centenárias, coretos e esculturas, rodeada por prédios históricos e espaço de lazer. Aos domingos, recebe a feira de artesanato, muito procurada por moradores e turistas.
- Espaço Cultural Casa das Onze Janelas: antigo casarão do século 18 situado nas margens da Baía do Guajará. Funciona como museu de arte contemporânea e abriga um restaurante com vista para o rio.
- A gastronomia de Belém é marcada por uma riqueza de sabores, cores e aromas, profundamente enraizada na cultura amazônica. Os pratos tradicionais, como pato no tucupi, maniçoba, tacacá e caruru, combinam ingredientes nativos, como jambu, tucupi, farinha de mandioca e castanha-do-pará. O Mercado Ver-o-Peso, no coração de Belém, oferece ingredientes frescos, temperos e comidas típicas, enquanto chefs contemporâneos promovem inovações sem perder a tradição e a identidade regional.
Você sabia?
- O Mercado Ver-o-Peso, fundado no século 17, é uma das principais atrações e símbolo de Belém. Antigo posto de fiscalização portuguesa, ganhou sua atual estrutura em 1899, inspirada na art nouveau europeia. O local faz parte de um complexo arquitetônico que tem 25 mil metros quadrados.
- O Cine Olympia, o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil, foi fundado em 1912. Localizado no bairro da Campina, quase fechou em 2006, mas foi preservado graças à mobilização da sociedade.
- Belém foi cenário da Cabanagem, uma das maiores revoltas populares do Brasil. Em 7 de janeiro de 1835, liderados por Antônio Vinagre, os cabanos tomaram a cidade e assassinaram o presidente da província, Lobo de Souza, em frente ao Palácio dos Governadores.
Referências:
https://www.unama.br/noticias/belem-confira-curiosidades-sobre-capital-paraense. Acesso em: set. 2025.
https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303404-Activities-Belem_State_of_Para.html. Acesso em: set. 2025.
https://blog.123milhas.com/aniversario-de-belem-conheca-tres-curiosidades-sobre-a-cidade/. Acesso em: set. 2025.
https://g1.globo.com/pa/para/belem-400-anos/noticia/2016/01/belem-completa-400-anos-veja-fatos-e-curiosidades-da-capital-paraense.html. Acesso em: set. 2025.
Compartilhe
