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Diversidade harmoniosa

Todas as pessoas são diferentes entre si, mas, quando se unem pelo ideal da paz com base na prática do Budismo Nichiren, podem criar a verdadeira felicidade na vida

Redação

25/09/2025

Diversidade harmoniosa

Ilustração: Getty Images

A humanidade é formada por diversas sociedades com diferentes características, culturas e tradições. Cada uma delas também se compõe de vários tipos de grupos sociais que, por fim, são integrados por indivíduos com suas particularidades, opiniões, gostos e costumes. São mais de 8 bilhões de pessoas compartilhando o mesmo planeta, cada qual um ser humano singular e de infinitas potencialidades.

O respeito à diversidade entre as pessoas é um ensinamento básico do Budismo de Nichiren Daishonin e o ponto-chave para a resolução de questões de relacionamento pessoal, social e até mundial.

Um dos principais conceitos budistas relacionados a esse aspecto é a união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin) como ponto essencial para transcender as diferenças entre as pessoas e conduzir todas à felicidade. Literalmente, esse princípio significa “diferentes” (i) “corpos” (tai) com a “mesma” (do) “mente” ou “pensamento” (shin). O termo itai corresponde às diferenças entre as pessoas, como individualidade, aspecto físico, natureza etc. O termo doshin indica “mesmo objetivo”, “mesma fé”. Portanto, partindo da premissa de “mesma fé”, é fundamental nos unir para propagar o budismo e estabelecer a felicidade individual e coletiva com união harmoniosa, sem jamais criar sentimentos negativos uns com os outros.

Itai doshin é, acima de tudo, o princípio da união harmoniosa entre os praticantes visando ao mútuo incentivo para o fortalecimento da prática da fé. Logo, para os praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, doshin diz respeito à fé no Gohonzon e às ações para a concretização do kosen-rufu. Por meio desse empenho em prol desses objetivos comuns, a individualidade e as características de cada pessoa (itai) podem ser evidenciadas ao máximo. Dessa forma, somente com itai doshin é que se pode concretizar o kosen-rufu mundial.

Laço espiritual

No escrito A Herança da Suprema Lei da Vida, Daishonin afirma:


Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possa haver entre si,1 tornando-se inseparáveis como o peixe e a água. Esse laço espiritual é a base para a transmissão universal da Lei suprema da vida e da morte. Aqui reside o verdadeiro objetivo da propagação de Nichiren. Quando estiverem unidos assim, até o grande desejo da ampla propagação [kosen-rufu] poderá ser concretizado. Porém, se um único discípulo de Nichiren destruir essa união de diferentes em corpo, unos em mente, ele será como um guerreiro que destrói o próprio castelo a partir do interior.2


Em um sentido mais amplo, o movimento da Soka Gakkai Internacional (SGI) em escala mundial, em que as pessoas de diversos países das mais variadas culturas e civilizações empenham-se em prol da propagação do budismo objetivando a concretização do kosen-rufu, vem comprovando claramente esses ditos dourados de Nichiren Daishonin. Por isso, em nossa organização, itai doshin entre todos é uma condição indispensável para realizar os objetivos tanto individuais como coletivos.

Objetivos claros

O princípio de itai doshin enfatiza o respeito pelas características e diferenças individuais das pessoas. Além disso, ensina a união com inabalável convicção e crença na filosofia universal que revela a nobreza inata em todas as entidades vivas. Em contrapartida, Daishonin cita o termo dotai ishin, que significa “mesmo” (do) “corpo” (tai) com “diferentes” (i) “mentes ou pensamentos” (shin).

Itai doshin em torno de um único objetivo é o ponto fundamental para conquistar a vitória. Esse princípio se aplica não só a um grupo de pessoas, mas também a um único indivíduo, ou seja, quanto suas ações estão embasadas em um pensamento bem-definido. Quando não há clareza nos objetivos é natural que suas ações se tornem difusas e caiam em uma rotina nada frutífera. Isso é o que Daishonin ensina na frase: “Mesmo um indivíduo acabará fracassando se tiver objetivos contraditórios”.3

Assim, como praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, vamos direcionar nossa fé para um claro doshin, estabelecendo objetivos precisos para conquistar a verdadeira vitória.

Como se dá a união na Soka Gakkai? Acontece em torno da fé no Gohonzon. Ela ocorre quando um único indivíduo “levanta-se só” — incorpora no caráter o mesmo comprometimento do presidente Ikeda: garantir que todas as pessoas sejam plenamente felizes. Esse “levantar-se só” provoca a união porque contagia os demais, uma vez que o objetivo de quem se levantou é a felicidade de todos.

Três pontos essenciais

Ao comentar o trecho do escrito A Herança da Suprema Lei da Vida mencionado, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, ressalta:

A essência do Budismo Nichiren é a fé fundamentada no espírito de unicidade de mestre e discípulo. A linha vertical da unicidade de mestre e discípulo e a linha horizontal da união de “diferentes em corpo, unos em mente” se entrelaçam para formar a bandeira multicolorida da paz e da felicidade, a bandeira do kosen-rufu mundial.
Essa passagem apresenta três pontos-chave para transmitir a todos os seres vivos a “herança da suprema lei da vida” — ou seja, a herança que permite que absolutamente todos atinjam o estado de buda.
O primeiro ponto é “transcender todas as diferenças entre si”. Significa eliminarmos as divisões e os conflitos entre nós e nos libertar do egoísmo.
O segundo consiste em “tornar-se inseparáveis como o peixe e a água”. Indica termos o espírito de respeito, compreensão e apoio mútuos, valorizando-nos uns aos outros como o peixe preza a água.
O terceiro é “unir-se com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente”. Significa trabalharmos juntos pelo mesmo propósito e acalentarmos os mesmos valores, preservando, ao mesmo tempo, nossa identidade e características únicas.4

Florescer de cada um

O princípio de itai doshin também pressupõe o respeito à individualidade de cada pessoa. Um conceito que exemplifica esse ponto é o da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”, citado no Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente. Assim como as flores de cada uma dessas árvores desabrocham plenamente, evidenciando sua beleza e perfume peculiares, as pessoas se destacam umas das outras principalmente pelas características que lhes são próprias.

Ikeda sensei também comenta:

Uma constelação evoca o brilho de muitas estrelas distintas. A reunião de todas cria uma bela constelação e, ainda assim, a beleza de cada estrela não é prejudicada. Ao contrário, o esplendor do céu noturno está na conjugação de sua diversidade. Esta imagem muito se aproxima do conceito budista da origem dependente, simbolizada por uma vasta rede brilhando com incontáveis joias suspensas sobre o palácio de Indra. Aplicada esta metáfora à sociedade humana, as estrelas representam cada ser humano, a constelação é a cultura produzida coletivamente e a vastidão do céu representa a comunidade global de florescente diversidade.5


Então, vamos renovar nossa determinação de nos dedicar cada vez mais ao kosen-rufu do Brasil em itai doshin, ultrapassando as dificuldades e valorizando as diferenças entre as pessoas, para construir o grande castelo da harmonia humana nesse país de tão rica diversidade, conforme o Mestre nos incentiva.

Dica de leitura

Veja sobre o tema “Brasil, Monarca do Mundo!”, que trata do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! que Ikeda sensei dedicou aos membros da BSGI e no qual ressalta a universalidade e a convivência harmoniosa do povo brasileiro no Guia para a Vitória que acompanha esta edição do Brasil Seikyo.

Leia também

Íntegra do escrito A Herança da Suprema Lei da Vida na Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, v. I. Acesse aqui.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 1.649, 27 abr. 2002, p. A6.

Idem, ed. 1.646, ed. 6 abr. 2002, p. A6.

Idem, ed. 1.645, ed. 23 mar. 2002, p. A6.

Idem, ed. 2.546, ed. 10 jan. 2021, p. 19.

Idem, ed. 2.313, 27 fev. 2016, p. C2.

Terceira Civilização, ed. 449, jan. 2006, p. 19.

Notas:

1. A frase “transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si” pode ser interpretada literalmente como “sem pensar no ‘eu’ ou nos outros, nisto ou naquilo”. Essa declaração não deve ser vista como uma negação da individualidade, mas como uma exortação a superar as diferenças originadas do egocentrismo.

2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 226, 2020.

3. Ibidem, p. 646.

4. Brasil Seikyo, ed. 2.546, ed. 10 jan. 2021, p. 19.

5. Terceira Civilização, ed. 357, maio 1998, p. 20.

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