marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias SGI
há 5 meses

Jovens brasileiros no Japão

Com energia e senso de propósito renovados, participantes do Curso de Aprimoramento da SGI integram força mundial Soka pela paz

Redação

25/09/2025

Jovens brasileiros no Japão

Momentos inesquecíveis guardados no coração dos jovens brasileiros. Fotos: Seikyo Shimbun

Ao envolver 260 membros de sessenta países, a programação do Curso de Aprimoramento da Soka Gakkai Internacional (SGI) — Kenshukai —, no Japão, selou as bases do protagonismo pela paz. Compartilhamento de experiências, diálogos, estudos e conexões reais promovidos entre os dias 3 e 8 de setembro proporcionaram aos jovens uma imersão na cultura humanística que rege a organização presente hoje em 192 países e territórios.

Do Brasil, alegres e vigorosos, seguiram 22 representantes da Juventude Soka; para muitos, sendo esta a primeira viagem internacional. Cordialidade e atenção aos detalhes foram práticas do staff América Latina desde a chegada dos jovens ao aeroporto. No dia 4, a sessão de boas-vindas ocorreu no Soka Bunka Center, no bairro de Shinanomachi, ocasião em que, após calorosa recepção e performance do grupo de taiko (tambor japonês), foi feita a apresentação das diferentes nacionalidades e a fala de representantes.

Em nome do Brasil e de toda a América Latina, Fábio Yusuki, vice-coordenador da Juventude Soka de jovens da faixa de 18 a 24 anos, da BSGI, destacou o movimento dos “Cinquenta anos em cinco” que vem sendo empreendido no país para levar felicidade às pessoas. Após, acompanharam a exposição do tema do curso, “Desbravando os Próximos 50 anos junto com Sensei”, oratória conduzida pelas lideranças jovens da Soka Gakkai.

Nos demais dias, houve estudo sobre uma das escrituras de Nichiren Daishonin, ricos diálogos com lideranças da Soka Gakkai e também intercâmbio com companheiros da Tailândia e da Argentina. Em uma das sessões, ouviram diretamente do vice-diretor-geral da SGI, Hiromasa Ikeda, sobre o propósito das obras Revolução Humana e Nova Revolução Humana.

A tão sonhada participação na cerimônia do gongyo de juramento, realizada no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, foi um momento solene e inspirador, em que cada um deles renovou seu juramento pelos ideais de paz de Ikeda sensei. Os brasileiros conheceram depois o Centro Internacional das Mulheres, próximo dali.

Outro momento aguardado foi a participação na 8ª Reunião Nacional de Líderes, promovida no Auditório Toda de Tóquio, no bairro de Sugamo. Uma recepção calorosa dos membros locais e uma atividade repleta de incentivos e emoções. O mesmo sentimento dominou os representantes quando foram para Kanagawa, em Yokohama, ver de perto cenários históricos trazidos pelo Ikeda sensei em sua obra Nova Revolução Humana, da pura relação que une mestre e discípulo. Visitaram ainda o Memorial Toda pela Paz, espaço de profunda reflexão e compromisso com a paz.

Houve momento para se integrarem às comunidades de membros locais. Também dialogaram com responsáveis pelos grupos horizontais coirmãos, como o Byakuren (Cerejeira), Sokahan, Gajokai, bandas Fuji Kotekitai e Ongakutai. As vivências e o fortalecimento das bases de atuação na organização e em meio à sociedade criaram um ambiente de força para o avanço dos grupos em terras brasileiras.

No último dia, encontraram-se com o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, que os estimulou à reflexão sobre como assumir o papel como genuínos discípulos, cultivando o sentimento de viver com o mesmo coração do Mestre pela felicidade de si e dos outros.

O Kenshukai acendeu nos jovens a chama da energia que move realidades e constrói a nova era. Representantes manifestam sentimentos e expectativas. Veja abaixo

Inspiração e juramento

Andrezza, segunda da esq. para a dir., e Dylan, terceiro da dir. para a esq., fortalecem: “Nós nos sentimos reencontrando com Ikeda sensei”

Andrezza, segunda da esq. para a dir., e Dylan, terceiro da dir. para a esq., fortalecem: “Nós nos sentimos reencontrando com Ikeda sensei” Foto: Colaboração local

Caruaru se localiza na região agreste de Pernambuco. Quem imaginaria que um dia eu estaria no Japão? Foi lá que senti que valeu a pena o empenho e tantos desafios visando preparar o coração para o turbilhão de emoções vivenciado durante o Kenshukai.

Dentre tantos encontros marcantes, o que mais me tocou foram aqueles com os membros da SGI no Japão. Pude sentir a presença de Ikeda sensei pelas ações de cada um deles, pois praticam o princípio de prezar cada pessoa. Meu desejo é transmitir essa essência para todos que encontrar.

Como discípula de Ikeda sensei, minha decisão é me esforçar para transmitir os ideais humanísticos Soka para a sociedade, começando por minha localidade, fortalecendo cada vez mais os jovens. Sou imensamente grata!

Andrezza Lucylla de Oliveira Gonçalves, 31 anos.

Psicóloga. Na BSGI, atua como responsável pela Juventude Soka da RM Pernambuco Oeste.


Além da preocupação e da atenção dos membros da SGI e o do staff, que muito me tocaram, outro ponto marcante foi a forma como os outros países enxergam o Brasil. Alguns membros vinham conversar conosco apenas por sermos do Brasil, querendo ouvir nossas histórias, nossos relatos e saber como é a luta em nosso país. Pude sentir um grande orgulho e responsabilidade por isso.

Ouvimos bastante sobre criarmos uma organização de união harmoniosa de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), capaz de superar tudo. Minha decisão é ser esse agente de união, construindo pontes de diálogo, estreitando laços de amizade e fortalecendo a luta de todos. E juntos concretizarmos os sonhos do Mestre. Muito obrigado pela oportunidade!

Dylan de Carvalho Ribeiro, 32 anos. Consultor de TI, mora em Santo André, SP. É responsável pela Juventude Soka da RM Santo André e secretário do Brasil Ikeda Myo-on Kai da BSGI.

Compartilhe

Copy to clipboard