marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Artigo do presidente da Soka Gakkai
há 18 dias

Difundindo a correnteza da dignidade da vida

Traduzido do editorial de Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, publicado na revista Daibyakurenge, edição de agosto de 2025

Presidente Harada

01/08/2025

Difundindo a correnteza da dignidade da vida

No ano do 30o aniversário do término da Segunda Guerra Mundial e do bombardeio atômico, Daisaku Ikeda visita o Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Deposita flores no cenotáfio para as vítimas da bomba atômica e oferece uma profunda oração pela paz (8 nov. 1975)
Seikyo Press

“Nada é mais precioso do que a paz. Nada traz mais felicidade do que a paz.”

Na abertura do romance Nova Revolução Humana, Ikeda sensei registrou essa “eterna declaração pela paz”. Quão poderoso e heroico, quão radiante e belo é o rugido do leão que faz jorrar as chamas da alma!

O Mestre empunhou a caneta e escreveu essa passagem em 6 de agosto de 1993. Era o dia do aniversário do pesadelo em que a bomba atômica tinha sido lançada [sobre Hiroshima, em 1945]. Nesse trecho, ele depositou o profundo desejo de “acabar com a miséria do mundo” e condensou seu juramento seigan de cumprir infalivelmente as instruções finais deixadas pelo seu venerado mestre, Josei Toda, ao proferir sua Declaração pela Abolição das Armas Nucleares. Além disso, ele [Ikeda sensei] gravou nessas frases a missão de suma importância da Soka Gakkai.

TC684_artigo_JS

Juventude Soka da RM Sudoeste realiza encontro especial no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek (Brasília, DF, 13 jul. 2025)
COLABORAÇÃO LOCAL

Certa vez, Ikeda sensei nos ensinou: “Em um romance, o importante é a abertura. Eu também me preocupei e sofri enquanto redigia a abertura do romance”. “Guerra e paz”, registradas na abertura dos romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, eram o tema constante do Mestre.

Neste ano [2025], completam-se oitenta anos desde o lançamento da bomba atômica e também do término da Segunda Guerra Mundial. Com o clamor do Mestre em seu íntimo, a Soka Gakkai promete perseverar o pacifismo para sempre, e agir de acordo com este.

O projétil para realizar o kosen-rufu

No dia 24 de agosto de 75 anos atrás, Toda sensei e Ikeda sensei se encontraram com certo jornalista. Ele tentava noticiar a situação difícil dos empreendimentos de Toda sensei. No caminho de volta, após ter conquistado a compreensão do jornalista por meio de diálogo sincero e honesto, o venerado mestre disse ao seu amado discípulo: “Algum dia, o mais brevemente possível, a Soka Gakkai também precisará ter um jornal. Daisaku, peço que pense sobre esse assunto”. Na noite desse dia, Toda sensei anunciou sua intenção de renunciar ao cargo de diretor-geral da Soka Gakkai. No momento de máxima dificuldade, o que foi confiado pelo mestre ao discípulo foi a concepção do jornal Seikyo Shimbun.

Ikeda sensei desbravou o caminho para que seu mestre se tornasse o segundo presidente, e dedicou todos os esforços para a publicação da primeira edição do jornal. O Seikyo Shimbun, o “projétil para realizar o kosen-rufu”, nasceu a partir do enorme e árduo esforço do discípulo em unicidade com o mestre.

Por meio da própria batalha da redação, Ikeda sensei desenvolveu o Seikyo Shimbun. Ele acreditava no poder desse periódico mais que ninguém e o utilizava livremente. Nós também desejamos desenvolver a amizade com os amigos, diariamente, lendo o jornal Seikyo, e fazendo emergir a energia vital e a sabedoria. Não nos esqueçamos que tal ação consistente se tornará a fonte para provocar ondas de respeito pela vida no mundo.

Compartilhe