TC
Ao leitor
há 17 dias
Juntos pelas “três existências” — passado, presente e futuro
01/08/2025

Getty Images
Dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, em meio a uma sociedade permeada pelo sofrimento e pela desesperança, um jovem buscava a maneira correta de viver.
A convite de amigos, ele foi a uma reunião de palestra e lá encontrou um homem que tocou profundamente seu coração ao responder suas indagações sobre a vida. O jovem era
Daisaku Ikeda, e o homem, Josei Toda.
Ao final dessa reunião, o jovem Ikeda disse:
Acreditando nas palavras do senhor ao me sugerir que como jovem estudasse e colocasse em ação, gostaria de segui-lo e me empenhar nos estudos. Nesse momento, gostaria de expressar meu sentimento de gratidão com um poema, embora não tenha nenhuma habilidade e tenha sido de improviso...1
Ó viajante!
De onde vens?
E para onde irás?
A lua desce
no caos da madrugada,
mas vou andando
antes de o Sol nascer
à procura de luz.
No desejo de varrer
as trevas de minh’alma,
a grande árvore eu procuro
que nunca se abalou
na fúria da tempestade.
Neste encontro ideal,
sou eu quem
surge da terra!2
Esse episódio, ocorrido há 78 anos, foi a causa para a grande propagação do Budismo de Nichiren Daishonin e para a consolidação da Soka Gakkai Internacional (SGI) em 192 países e territórios.
“Não poderíamos dizer que mestre e discípulo são os melhores e mais incomparáveis companheiros, que compartilham do mesmo ideal e lutam para torná-lo realidade?”3 A magnitude dessa conexão, a boa sorte e o significado dela são os temas explorados na matéria de Capa desta Terceira Civilização. Além de trazer as primeiras impressões do presidente Ikeda em relação ao seu mestre, Josei Toda, a matéria nos convida à reflexão sobre a possibilidade de vivenciar essa mística relação em nosso cotidiano.
Na Série “Os Livros da Minha Juventude”, chegamos à parte final de Robson Crusoé. Nela, o presidente Ikeda apresenta o método de leitura de Josei Toda e relembra as explanações realizadas por seu mestre, por meio das quais Ikeda sensei aprendeu sobre o severo período do injusto encarceramento de Josei Toda. A série também correlaciona o desenvolvimento da religiosidade de Crusoé e a influência da religião na maneira como as pessoas interpretam os fatos da vida.
O Estudo desta edição traz a explanação do presidente Ikeda sobre a grandiosa missão dos membros da Soka Gakkai como bodisatvas da terra. Ele ressalta que a unicidade de mestre e discípulo foi a base para a vitória no esforço do empreendimento do kosen-rufu mundial. E continua sendo a força motriz para a transformação do mundo em que vivemos.
No mês da Divisão Sênior, a revista contempla em suas páginas o magnânimo encontro do coração do discípulo com o coração do Mestre, imbuído do sincero desejo de que você, leitor, possa se valer da forte convicção de que esse laço perdurará pelas “três existências” — passado, presente e futuro — como a eterna base do humanismo da Soka Gakkai.
Ótima leitura!
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2 , p. 205, 2022.
2. Ibidem, p. 206.
3. IKEDA, Daisaku. Citações de Daisaku Ikeda . São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 49.
Compartilhe