BS
Juventude Soka
há 6 meses
Cultive conexões de valor
Redação | Grupo Arco-íris
08/08/2025

Ilustração: Getty Images
Você já se sentiu perdido e ficou renovado depois de um incentivo sincero?
Situações assim são possíveis quando estabelecemos relações humanas construídas com presença e compaixão. Um encontro movido pelo desejo de contagiar o coração das pessoas pode mudar os rumos da sociedade.
Encontro decisivo
Em 1947, durante a sua juventude, Ikeda sensei viveu cenários desfavoráveis, enquanto enfrentava a realidade trágica do Japão pós-guerra e questões de saúde. Em seu coração, apesar disso, pulsava o objetivo de encontrar um modo de vida correto.
Com esse desejo, aos 19 anos, ele conheceu seu mestre, Josei Toda, que o impressionou em seu primeiro encontro pela postura determinada e benevolen-te de promover a felicidade da humanidade por meio do budismo:
Inicialmente aprendi sobre o budismo com Josei Toda. A fé não ocorreu primeiro; e sim meu encontro com ele. A fé veio mais tarde. Estou explicando isso porque acredito que, assim como a humanidade do caráter de Josei Toda foi o elemento decisivo na minha relação com o budismo, a preocupação com o bem-estar da humanidade deveria ser o ponto de partida de tudo na sociedade.¹
Essa conexão entre ambos, mestre e discípulo, fundamentada em criar valor, gera até hoje uma onda de sucessivos encontros para transformar a vida das pessoas e expandir o caminho do kosen-rufu.
Todos os dias temos a oportunidade de reconduzir nossa vida ao nos encontrarmos com o Mestre no coração e de assumir seu legado ao cultivarmos relações genuínas e que despertam valor.
Acompanhe algumas atividades comemorativas dos 74 anos das Divisões Masculina e Feminina de Jovens, atual Juventude Soka, pelo Brasil, repletas de conexões genuínas.
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 22, p. 48-49.
Madureira Pallooza 2.0
Foto: Colaboração local
Movidos pela alegria carioca, os jovens da RM Madureira, CRO, realizaram o “Madureira Pallooza 2.0”, festival com apresentações de música, dança e teatro, além de diálogos encorajadores, no Centro Cultural do Rio de Janeiro, no dia 13 de julho.
A responsável pela Juventude Soka da RM, Gabriela Oliveira, expressou sua gratidão àqueles que atuaram nos distritos e nos bastidores, e aos jovens que colaboraram para tornar a atividade possível: “Os jovens precisam vivenciar a experiência de fazer parte de um grupo horizontal, em que todos lutam juntos, em união, desde a base”.
O vice-coordenador da Juventude Soka da Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ), Gabriel Augusto, parabenizou os participantes e compartilhou incentivos de Ikeda sensei sobre o poder do daimoku, encerrando com um poema do presidente Ikeda que diz:
Onde existe espírito de procura, existe alegria.
Onde existe oração, existe alegria.
Onde existe ação, existe alegria.
A fé é fonte transbordante de alegria.1
Clique aqui e veja vídeos com as apresentações
Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.258, 17 jan. 2015, p. A2.
Abraçar as oportunidades
Foto: Colaboração local
A Juventude Soka da Subcoordenadoria Raposo Tavares, CLP, reuniu membros e amigos num animado arraial que destacou a importância da juventude na vanguarda da luta pelo kosen-rufu do Brasil. A relação de mestre e discípulo foi tema da mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada. Em seguida, houve a conversão do jovem Murilo Vieira Cristovam sob intensa chuva de aplausos.
Relatos inspiradores
De forma descontraída, o evento aconteceu no formato de entrevista. “Entregar o seu Melhor às Pessoas” foi o que conduziu a conversa com a primeira participante, Aline Hori, responsável pela DF de comunidade, relembrando a importância da luta conjunta quando jovem.
Jefferson Akira Yuke Santos, vice-coordenador da Juventude Soka da Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP), e próximo entrevistado, utilizou a vitória sobre os seus desafios de desarmonia familiar, doença e financeiros para incentivar os jovens a aproveitar as oportunidades que surgirem e treinarem a si mesmos: “Somos discípulos de Ikeda sensei, assim, temos a possibilidade de sermos felizes. (...) Recitamos daimoku em frente ao Gohonzon, uma máquina de felicidade; então, não há sofrimento que permaneça para sempre”.
Jovens protagonistas da RM DF Oeste
Reunindo mais de 130 participantes, o arraial da RM DF Oeste, CRE Oeste, foi palco de uma nova fase com a nomeação de quatro líderes, três da Juventude Soka e uma da Divisão Feminina, que compartilharam seus relatos de decisão.
Foto: Colaboração local
Para inspirar os presentes, Camila Mendonça, responsável pela Juventude Soka do Distrito Ceilândia Sul, apresentou seus relatos, dentre eles, a vitória no trabalho. Ela se inscreveu em processos seletivos e, logo no primeiro deles, entre 11 mil candidatos, foi aprovada para trabalhar em uma empresa multinacional. Emocionada, reafirmou: “Com consistência e fé, não há oração sem resposta”.
Brenda Hada, vice-responsável pela Juventude Soka da Sub. Distrito Federal, destacou a importância de vivermos com o ímpeto de “azul mais azul que o índigo”, sendo protagonistas do kosen-rufu desta época, e de manifestarmos nossa melhor versão. Ela frisou que “A ação de mestre e discípulo pode ser vivida de muitas formas no dia a dia, especialmente por meio das vitórias do próprio discípulo”.
Para encerrar, a responsável pela Juventude Soka da RM, Ana Yukari Okamoto Carvalho, externou seus agradecimentos a todos pela nova estrutura e pelo apoio da Divisão Sênior e da Divisão Feminina. Também leu um trecho da mensagem enviada pelo presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, por meio da qual ele compartilha um incentivo do presidente Ikeda: “Os jovens não temem as dificuldades. Pelo contrário, desafiam corajosamente as circunstâncias adversas para cumprir, sem falta, o juramento seigan que eles mesmos estabeleceram. Isso é ser jovem”. (...)
Na foto comemorativa, todos ecoaram o brado “O que constrói a nova era é a força e a paixão dos jovens” e aproveitaram as brincadeiras e comidas preparadas individualmente pelos seis distritos da região.
***
“Que a Juventude Soka seja repleta de vitórias e que seus membros carreguem grandes sonhos e, o mais importante, a determinação em realizá-los.” Letícia Lima, vice-responsável pela Juventude Soka da RM DF Oeste
“Reforço meu compromisso de criar uma liderança empática e calorosa, com foco nos diálogos, nas visitas de vida a vida e em fortalecer a atuação local, junto com os companheiros, para concretizar o kosen-rufu.” Arthur Gregório da Silva, vice-responsável pela Juventude Soka da RM DF Oeste
Compartilhe
