marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Encontro com o Mestre
há 6 meses

Viver a unicidade de mestre e discípulo

Ikeda sensei compartilha, nestes incentivos selecionados, pontos fundamentais do aprendizado que recebeu do seu mestre, Josei Toda, e que pôs em prática na própria vida

Dr. Daisaku Ikeda

08/08/2025

Viver a unicidade de mestre e discípulo

Jovem Daisaku Ikeda, à esq., acompanha seu mestre, Josei Toda, durante atividade esportiva na Universidade Nihon (Tóquio, 1956). Foto: Seikyo Shimbun

DR. DAISAKU IKEDA

Tudo o que sou aprendi com meu mestre, Josei Toda. Suas ideias e sua filosofia são a base do meu ser. Hoje, gostaria de compartilhar com vocês algumas de suas orientações. Em primeiro lugar, estas rigorosas palavras que ele dirigiu aos líderes da Soka Gakkai: “Protejam o futuro da Soka Gakkai; nunca retrocedam um único passo sequer!”; “Quais são as qualidades necessárias para os bons líderes? São a força e a capacidade”; “O espírito da Soka Gakkai significa empreender dedicados esforços em prol do kosen-rufu”.

Brasil Seikyo, ed. 1.766, 9 out. 2004, p. A4.

* * *

O único desejo do meu mestre, Josei Toda, era fazer com que todas as pessoas adquirissem a verdadeira felicidade. Ele não se preocupava em conquistar posição social, riqueza ou fama. O que importava para ele era o bem-estar de cada pessoa, de cada membro. Estava disposto a arriscar a própria vida para concretizar esse objetivo. Recusava-se a perdoar as atitudes erradas que faziam as pessoas sofrer e bradava decididamente em prol da verdade e da justiça. Esse comprometimento apaixonado de mostrar o que é correto é o verdadeiro espírito de mestre e discípulo Soka.

Ibidem.

* * *

Quando perguntavam a Toda sensei qual era a chave para o desenvolvimento da organização, ele simplesmente respondia: “Criar os jovens”. O crescimento dos nossos jovens decidirá o curso que nossa organização seguirá e também o grau do seu desenvolvimento. É por essa razão que Toda sensei era tão rigoroso com os jovens.

Ibidem.

* * *

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, frequentemente dizia: “Eu perdi minha amada esposa. Eu perdi meu amado filho. Eis por que posso ser presidente”. Alguém que não lutou na vida, alguém a quem tudo correu favoravelmente como desejado, não pode ajudar outros a se tornar felizes. A menos que tenhamos sofrido, não podemos realmente compreender os sentimentos das outras pessoas ou o verdadeiro poder do budismo.

Brasil Seikyo, ed. 1.370, 8 jun. 1996, p. 4.

* * *

Toda sensei foi um discípulo sem igual em seu sincero comprometimento de pagar as dívidas de gratidão que tinha com seu mestre, Makiguchi.

O ideograma chinês que designa “sinceridade” (makoto, em japonês) é formado por dois componentes que juntos significam literalmente “viver de acordo com as próprias palavras”. Conforme definição encontrada no dicionário, quer dizer “agir com integridade”. Em outras palavras, a sinceridade requer entrar em ação. A vida de Toda sensei foi uma perfeita incorporação da sinceridade — pois ele compartilhou a visão do seu mestre e fez o próprio juramento como discípulo.

Idem, ed. 2.076, 19 mar. 2011, p. A3.

* * *

Meu mestre, Josei Toda, disse: “Orem por tudo o que quiserem, de forma livre e sem nenhuma restrição. Quanto mais firmes suas orações em prol do kosen-rufu, melhor. Mesmo que estiverem sem saída, esse é exatamente o momento de revelar sua verdadeira força e potencial”.

Idem, ed. 2.019, 16 jan. 2010, p. A3.

* * *

Sob orientação do meu mestre, comecei a buscar o caminho correto na vida, o caminho para a resolução da questão do nascimento e da morte. Mas minha saúde era tão ruim que o médico me disse que talvez eu não chegasse aos 30 anos. Tinha febre contínua e sofria com dores cortantes, como se uma chapa de ferro estivesse queimando minhas costas e um graveto em chamas ardesse em meu peito. Era muito magro, e muitas vezes pensei que a minha morte estivesse próxima.

Por isso, não desejando que restasse nenhum arrependimento caso viesse a morrer a qualquer instante, assumi a liderança das atividades para alcançar conquistas inéditas em nosso movimento, de modo que pudéssemos concretizar o grande juramento de Toda sensei em relação ao kosen-rufu.

Mesmo que eu morresse cedo, queria fazer da minha vida um exemplo para os outros, que observariam o que eu havia realizado e diriam: “Este é um verdadeiro discípulo de Josei Toda!”. Havia jurado secretamente a mim mesmo me tornar uma inspiração para os jovens que viriam depois de mim.

Idem, ed. 2.416, 21 abr. 2018, p. B2.

* * *

Toda sensei também disse: “O covarde que procura evitar os problemas não consegue realizar nada. Tenho a certeza de que nenhum de meus discípulos se encaixa nessa descrição”.

Idem, ed. 1.982, 11 abr. 2009, p. A3.

* * *

Josei Toda dedicou as seguintes palavras de incentivo a uma integrante da Divisão Feminina: “Vença com um daimoku determinado. Vença com fé! Com o passar do tempo, todos os seus esforços farão parte de sua história pessoal de triunfo e serão um grande tesouro em sua vida”.

Ibidem.

* * *

Dia e noite, Toda sensei ouvia sinceramente sobre as dificuldades e preocupações dos membros. Ele discernia rapidamente as qualidades inatas da pessoa com quem estava conversando e orientava de maneira a ajudá-la a aprimorar essas qualidades e a fazer com que brilhassem de forma positiva na vida. Ele transmitia coragem e esperança pela vitória total na vida com base no Budismo de Nichiren Daishonin, que permite às pessoas transformar o carma e realizar a revolução humana.

Toda sensei valorizava e respeitava em especial as mulheres. Certa vez ele disse: “As mulheres devem se esforçar na fé para fazer com que sua energia vital brilhe ao máximo e para sentir plenamente a felicidade na vida” e “Enquanto as mulheres tiverem um forte senso de responsabilidade e não perderem sua aguçada perspicácia, a Soka Gakkai permanecerá estável”. Toda sensei promoveu a formação de uma grande aliança de mulheres, especialistas na arte da felicidade, que não eram derrotadas pelos duros infortúnios cármicos nem pelo tratamento injusto na sociedade.

A Soka Gakkai não pode existir separada das pessoas comuns que estão batalhando com os vários problemas da vida. Ou melhor, a Soka Gakkai é formada pelas próprias pessoas. É por isso que a vitória da Soka Gakkai se traduz na vitória das pessoas.

Idem, ed. 2.077, 26 mar. 2011, p. A3.

Meu mestre,

homem de grande intelecto.

Uma vida inteira

de profunda compaixão.

Rigoroso,

mas também gentil.

Seu coração sempre ardia

manifestando um incontido

espírito de luta

contra a corrupção e a injustiça.

Foi um defensor da justiça. (...)

Sempre,

em todas as existências

e em todas as eras,

nasceremos juntos do nosso mestre,

lutaremos ao seu lado,

triunfaremos com nosso mestre,

enquanto avançamos, eternamente,

pelo grande e nobre caminho

do kosen-rufu. (...)

Pensando em meu mestre,

falando de meu mestre,

percorri o mundo.

Cumpri cada juramento que fiz.

Das sementes das ideias

de meu mestre,

cultivei árvores fortes e altas,

com galhos verdes e luxuriantes,

elevando-se bem alto nos céus. (...)

Hoje, mais uma vez,

com disposição,

avanço pelo

nobre e correto caminho

da propagação da Lei Mística!

Jamais terei

arrependimentos.

Com vibrante coragem,

continuarei a criar, com todo

vigor, um registro de valiosas

e triunfantes conquistas.

Pois este é

o caminho do budismo!

Este é o

caminho de mestre e discípulo!

Brasil Seikyo, ed. 1.884, 24 mar. 2007, p. A3.

Dica de leitura

Sobre como o jovem Daisaku Ikeda conheceu Josei Toda e sobre a relação de unicidade de mestre e discípulo no Guia para a Vitória .

Compartilhe

Copy to clipboard