BS
Incentivo do líder
há 6 meses
Que tipo de pessoa é feliz?
Ricardo Miyamoto
08/08/2025

Ilustração: Getty Images
Caros leitores do jornal Brasil Seikyo, estimo que estejam desfrutando excelente saúde e disposição! E revigorados para numerosas vitórias neste segundo semestre do “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!
Agosto é um mês que carrega um profundo significado para todos nós. Em 14 de agosto de 1947, o jovem Daisaku Ikeda, aos 19 anos, encontrou Josei Toda pela primeira vez em uma reunião sobre a filosofia budista. Esse encontro não foi apenas casual. Foi um verdadeiro “encontro ideal”, que transformou sua vida e, posteriormente, impactou milhões de pessoas ao redor do mundo.
O que torna um encontro ideal? Não é apenas a coincidência de tempo e de espaço, mas a conexão profunda entre propósitos, valores e aspirações. É quando duas ou mais pessoas se encontram e, juntas, despertam o melhor umas nas outras. O tipo de encontro que nos impulsiona a crescer, a lutar com mais coragem e a transformar obstáculos em oportunidades.
Basta observarmos o crescimento da nossa organização com o movimento da Liga Monarca, no qual cada distrito, por meio da união harmoniosa e do empenho de todos, da relação de mestre e discípulo e do estudo do budismo, concretizam seus objetivos. Com isso, é nítido o desenvolvimento alegre e vitorioso de todos, tanto no âmbito individual e familiar como da organização. Essa atuação tem como significado o espírito de incentivar e de prezar uma única pessoa; e então criar uma rede de pessoas vitoriosas e inabaláveis.
Na fé, o mais importante é a postura de não retroceder. Devemos ter essa atitude em nossos pensamentos, palavras e ações. O espírito do Budismo de Nichiren Daishonin e o coração da Soka Gakkai encontram-se na atitude de continuarmos a lutar enquanto praticarmos o Budismo Nichiren. É vivermos com a convicção inabalável de que os momentos de maior dificuldade e de sofrimento são oportunidades para transformar o destino, fazer nossa revolução humana e, por pior que seja a situação, ser capazes de convertê-la em algo positivo infalivelmente.
Outro ponto é visualizarmos o futuro, assim como nosso eterno mestre, Daisaku Ikeda, nos direcionava. A BSGI, junto com todos os senhores, está desenhando esse futuro vindouro, com a força e o vigor de “Cinquenta anos em cinco”; e os próximos cinco anos até 2030 serão decisivos.
Que tipo de pessoa é feliz? Para essa pergunta, Ikeda sensei respondeu certa vez:
Que tipo de pessoa é feliz? Em uma palavra, uma pessoa forte. Uma pessoa forte pode desfrutar tudo na vida, e quaisquer obstáculos que se levantem apenas a tornam ainda mais forte. Quando uma pessoa é forte, ela é como o ouro, e se torna vitoriosa. As pessoas fortes triunfam sobre as adversidades, vencem suas batalhas, prevalecem sobre todas as perseguições e ficam ainda mais fortes. Os sofrimentos ou as dificuldades por que passam se tornam alimento para elas.1
Estejam certos de que somos pessoas realmente felizes, pois possuímos um mestre, atuamos na organização que visa à paz e à felicidade de todas as pessoas. Tenham a convicção nesse ponto.
Assim como o encontro entre mestre e discípulo deu início a uma revolução humanística, cada encontro que vivemos pode ser uma semente de transformação. Que neste mês de agosto possamos cultivar encontros que inspirem, fortaleçam e iluminem nosso caminho e o dos outros.
Ricardo Miyamoto
Coordenador da Divisão Sênior da BSGI
Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.644, 14 out. 2023, p. 4.
Compartilhe
