marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Editorial
há 16 horas

O poder de cada instante

Redação

08/08/2025

O poder de  cada instante

O budismo nos ensina sobre a profundidade de cada instante. Cada momento carrega em si o potencial grandioso de transformar a realidade de uma pessoa — ou até de um grupo de várias pessoas. Como afirma o presidente Ikeda nas obras Revolução Humana e Nova Revolução Humana: “Seja como for, a grandiosa revolução humana de uma única pessoa um dia impulsionará a mudança total do destino de um país e, além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade!”.1

De modo prático, podemos expandir a compreensão sobre o valor de “cada instante” da seguinte maneira.

Para entender o significado de uma hora, pergunte a alguém apaixonado que aguarda ansiosamente o momento de encontrar a pessoa amada. Para entender o valor de um minuto, converse com um vestibulando que conseguiu entrar no local da prova no último instante antes do fechamento dos portões. Para entender a importância de um segundo, ouça um campeão olímpico de natação explicando como esse breve tempo foi decisivo para sua vitória.

Com esses exemplos, é possível afirmar que um episódio ocorrido há quase oitenta anos foi determinante para a prosperidade dos ensinamentos de Nichiren Daishonin e da expansão da Soka Gakkai. Mais que isso, esse fato contribuiu para mudar o rumo do Japão e o destino da humanidade.

Em agosto de 1947, o jovem Daisaku Ikeda, então com 19 anos, foi convidado por dois amigos de escola a participar de uma reunião promovida por Josei Toda, para dialogar sobre o budismo. Movido pelo desejo sincero de aprender — e pela promessa feita aos amigos de que compareceria —, ele desafiou o estado febril em que se encontrava e decidiu ir à reunião. Esse momento mudaria para sempre o rumo de sua vida.

Conheci o Sr. Toda em 14 de agosto de 1947 [...], numa reunião de palestra no bairro de Ota, em Tóquio. Jovem como eu era, ele falou comigo afetuosamente como se fosse um velho amigo. Nossa conversa foi crucial para determinar o restante da minha vida.²

A partir de então, ao lado do seu mestre, Josei Toda, o presidente Ikeda passou a incentivar calorosamente milhares de pessoas, capacitando-as a transformar o destino. Para mais detalhes sobre o dia 14 de agosto, leia o Especial desta edição.

Caro leitor, assim como o Mestre transformou uma ocasião marcante no ponto de partida para uma vida plena de valor, que possamos fazer de cada instante a oportunidade de criar uma existência jubilosa para nós e para todos ao nosso redor.

Boa leitura!

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-II, p. 268, 2020.

2. Brasil Seikyo, ed. 2.463, 13 abr. 2019, p. B2.

Compartilhe