marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Encontro com o Mestre
há 7 anos

Caminhar com o Gosho

Publicado semanalmente na capa do jornal Seikyo Shimbun

13/10/2018

Caminhar com o Gosho

Viver repleto de benefícios e boa sorte

TRECHO DO GOSHO: “Eu os ofereci [três koku de arroz] imediatamente ao Sutra do Lótus da Lei Maravilhosa [Gohonzon], o veículo único, e recitei o Nam-myoho-renge-kyo uma vez. Fiz isso para que seu querido filho [que faleceu] possa, ‘segura e infalivelmente’ [LSOC cap. 21, p. 318], ser escoltado até a terra pura do Pico da Águia.” (CEND, v. II, p. 233 – O Ensinamento que Está de Acordo com a Mente do Buda)


EXPLANAÇÃO DO MESTRE

O poder manifestado ao recitar Nam-myoho-renge-kyo é imensurável. Nichiren Daishonin afirma que o ato de recitar daimoku, mesmo uma só vez, produz um grandioso benefício que nos permite conduzir a vida de nossos entes queridos ao estado de buda.

É triste perder um familiar que amamos, porém estamos ligados [aos nossos familiares] por meio da Lei Mística de uma forma que transcende os limites da vida e da morte. Onde encontramos a “terra pura do Pico da Águia”? Ela existe na vida dos familiares que recitam Nam-myoho-renge-kyo e lutam pelo kosen-rufu. Nossos entes queridos que faleceram estão sempre conosco.

Sempre em frente, com uma condição elevada na qual vida e morte são repletas de alegria, vamos juntos continuar nossa jornada pela eternidade, permeada pelas “quatro nobres virtudes” – eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza.

Parte 35, publicada dia 19 de setembro de 2018


Compartilhar o budismo com coragem e confiança

TRECHO DO GOSHO: “Se ouvir o Sutra do Lótus — ensinamento que conduz ao estado de buda — e se tiver este sutra como semente, essa pessoa irá se tornar um buda infalivelmente.” (CEND, v. II, p. 144 – Como Aqueles que Inicialmente Aspiram ao Caminho Podem Atingir o Estado de Buda por meio do Sutra do Lótus)


EXPLANAÇÃO DO MESTRE

O Budismo Nichiren é o budismo da semeadura. Portanto, nossa missão é plantar as sementes do estado de buda na vida de cada pessoa. Mesmo que ela não inicie a prática de imediato, as sementes que plantamos na vida dela com o tempo florescerão, sem falta. E podemos fazer esse tempo passar com poder da nossa oração.

Quanto mais falarmos sobre o budismo com as pessoas, imbuídos de sinceridade e convicção, conseguiremos ajudá-las cada vez mais a criar uma ligação com a Lei Mística, consequentemente, acumularemos boa sorte e benefício para nós e para os outros. Tais esforços também estabelecem laços de confiança genuína e duradoura.

Então, vamos hoje, uma vez mais, nos aproximar das pessoas com diálogos repletos de coragem e confiança, e plantar as sementes da felicidade em seu coração!

Parte 36, publicada dia 29 de setembro de 2018


Forte determinação é a força para romper a barreira

TRECHO DO GOSHO: “E Li Guang foi capaz de perfurar a rocha com sua flecha porque acreditou piamente que era o tigre que havia devorado seu pai. Quão mais verdadeiro isso é quando se aplica ao budismo!” (CEND v. II, p. 93 – O Aspecto Real do Gohonzon)

EXPLANAÇÃO DO MESTRE

É imensurável a força proveniente da determinação de uma pessoa. A destemida e corajosa prática da fé é a manifestação máxima dessa força. A voz resoluta da Lei Mística ecoa em todo o grande universo e transforma tudo que lá existe em força protetora.

Ao nos depararmos com uma barreira é o momento exato para recitarmos daimoku. Quando mais parecer que nada dará certo é justamente quando temos de avançar resolutamente mais um passo e orar com toda a força do nosso ser, com forte determinação.

Ao nos empenhamos na recitação do daimoku corajosa e ininterruptamente, surge a sabedoria para afastar as adversidades e se inicia, a partir daí, a nova rota rumo à grandiosa vitória.

Parte 37 publicada dia 4 de outubro de 2018

Compartilhe

Copy to clipboard