BS
Especial
há 5 meses
Revelar o verdadeiro potencial
Abandone o transitório e revele o real aspecto de vitórias
Redação
11/09/2025

Monte Fuji, no Japão, ergue-se inabalável mesmo diante de ventos e tempestades como símbolo da vasta condição do estado de buda. Ilustração: Getty Images
Hosshaku-kempon é um termo budista de profundo significado e literalmente quer dizer “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”. Indica o ato de um buda descartar a posição transitória ou provisória e revelar sua verdadeira identidade.
Durante a Perseguição de Tatsunokuchi, ocorrida em 12 de setembro de 1271, Nichiren Daishonin, manifestou sua verdadeira identidade como Buda dos Últimos Dias da Lei, abandonando seu aspecto transitório. Assim, esse acontecimento é conhecido como o momento do hosshaku-kempon de Nichiren Daishonin.
Marco fundamental
Em 1271, o Japão foi assolado por uma terrível seca. O governo ordenou a Ryokan, famoso e respeitado prior do templo Gokuraku-ji, que orasse por chuva. Quando Daishonin soube disso, desafiou Ryokan por meio de uma carta, declarando estar disposto a ser seu discípulo se ele fosse bem-sucedido em fazer chover. Contudo, se falhasse, Ryokan deveria se tornar seu discípulo.
Ryokan aceitou o desafio, mas, apesar de suas orações e de centenas de sacerdotes assistentes, nenhuma chuva caiu. Ao contrário, a cidade de Kamakura foi assolada por fortes vendavais. No final, Ryokan não só se recusou a seguir Daishonin, como também começou a tramar contra ele em conluio com Hei no Saemon-no-jo, uma autoridade militar. Como consequência, em 10 de setembro de 1271, Hei no Saemon-no-jo intimou Nichiren Daishonin a comparecer à corte para responder a uma série de acusações infundadas.
Dois dias depois, em 12 de setembro de 1271, ele foi levado para a localidade de Tatsunokuchi, próxima a Kamakura, onde seria decapitado conforme a determinação de Hei no Saemon-no-jo. Entretanto, no último momento, um objeto esférico luminoso surgiu repentinamente no céu aterrorizando os soldados que, então, desistiram da execução. Depois disso, Daishonin declarou ter nascido de novo, agora como Buda dos Últimos Dias da Lei.
Vitória do estado de buda
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, descreve esse acontecimento em suas Reflexões sobre a Nova Revolução Humana:
Naquela manhã, a luz resplandecente da aurora iluminou Tatsunokuchi. O alvorecer da verdade e da justiça rasgou o escuro véu da conspiração. Foi o triunfo da benevolência das pessoas sobre o aspecto demoníaco do poder; o triunfo da iluminação fundamental sobre a escuridão fundamental. O estado de buda venceu, fazendo o demônio do sexto céu tremer de medo. Foi a vitória sobre os vis assassinos, que tencionavam matar o devoto do Sutra do Lótus.1
A Perseguição de Tatsunokuchi nos faz entender o verdadeiro espírito de Nichiren Daishonin. O presidente Ikeda cita as seguintes observações do seu mestre, Josei Toda:
Algumas pessoas dizem que Daishonin foi grandioso porque resistiu a grandes perseguições. Isso é verdadeiro, mas o que o tornou ainda mais grandioso foi que, mesmo suportando todas as formas de perseguições, ele continuou a lutar com imensa compaixão para conduzir todas as pessoas à iluminação.2
Nos dias de hoje, o eterno caminho da SGI baseia-se exatamente nesse espírito de Nichiren Daishonin, como se tivesse herdado o legado triunfante da justiça e da verdade do acontecimento de Tatsunokuchi. Em outras palavras, é o espírito benevolente de revelar e comprovar a verdade e a justiça, conduzindo as pessoas à felicidade, mesmo diante de inúmeras perseguições, obstáculos, calúnias, difamações e críticas infundadas.
Infinito potencial
Ikeda sensei salienta:
Ao abandonar a forma transitória e revelar o verdadeiro eu, Nichiren Daishonin não deve ser visto como alguém sobrenatural, como se ele passasse a ocupar uma posição inacessível às pes-soas comuns. O que Nichiren Daishonin na realidade revelou em Tatsunokuchi foi o supremo comportamento como ser humano.Por meio de seu próprio exemplo, Nichiren Daishonin revelou a existência grandiosa e digna de um ser humano. Ele certamente não deixou de ser uma pessoa, um ser humano.Ao contrário, ele manifestou a vasta condição de vida dentro dele a fim de possibilitar que todas as pessoas elevassem sua condição de vida.3
Assim, embora seja em um nível totalmente diferente, cada um de nós é capaz de evidenciar sua verdadeira identidade, o que se torna possível pela fé e prática em prol do kosen-rufu, levantando-se com base na profunda consciência de herdar o espírito de Nichiren Daishonin e manifestando-a por meio das próprias ações no dia a dia. Em outras palavras, longe de ser um princípio abstrato, trata-se de uma luta constante em busca da manifestação do infinito potencial contido em nossa vida por meio do ilimitado poder do Gohonzon.
Nosso mestre conclui:
Nichiren Daishonin diz: “Manhã após manhã nos levantamos com o Buda, noite após noite descansamos com o Buda. Momento a momento alcançamos o caminho, momento a momento revelamos o verdadeiro eu”.4Ele afirma que “momento a momento revelamos o verdadeiro eu”. Quando nos empenhamos em recitar daimoku e realizar as atividades pelo kosen-rufu, o “Buda da Liberdade Absoluta” — o verdadeiro eu — surge em nossa vida, nossa sabedoria e coragem são ativadas e podemos desfrutar um estado de vida de total liberdade. É isso o que significa para nós “abandonar a forma transitória e revelar o verdadeiro eu”.5
Ilustração mostra uma forte luz emanada pelo astro que corta o céu de Tatsunokuchi e cega os guardas que, amedrontados, desistem de decapitar Nichiren Daishonin. Ilustração: Kenichiro Uchida
Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2.618, 10 set. 2022, p. 10-11.
Notas:
1. Terceira Civilização, ed. 396, ago. 2001, p. 37.
2. IKEDA, Daisaku. Sutra do Lótus: Preleção dos Capítulos “Meios Apropriados” e “A Exten-são da Vida”. São Paulo: Editora Brasil Seikyo. 2025. p. 145.
3. Ibidem.
4. The Record of the Orally Transmited Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmiti-dos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 83.
5. IKEDA, Daisaku. Sutra do Lótus: Preleção dos Capítulos “Meios Apropriados” e “A Exten-são da Vida”. São Paulo: Editora Brasil Seikyo. 2025. p. 147.
Leia mais
Matéria de capa com o tema Revele seu Verdadeiro Potencial, na revista Terceira Civilização, ed. 554, out. 2014. Clique aqui.
Compartilhe
